Pokémon: The Origin: o anime que nunca foi
Desde que foi anunciado, o especial Pokémon: The Origin criou muitas expectativas entre os fãs com a promessa de que seria uma animação que seria fiel aos jogos Red e Blue. Será que isso foi cumprido?
O especial pega pontos da história do jogo e adiciona outros completamente aleatórios e não faz bem em praticamente nenhum ponto.
Uma coisa que já se era de se esperar, é o fato de que seria necessário apressar todo o andamento da história para que tudo seja contado, para isso a grande maioria da historia do jogo não foi contada ou só foi citada numa retrospectiva que acontece a cada parte do especial, isso deixou claro que o especial é só uma compilação de todas as partes que estão disponíveis no aplicativo Pokémon TV, mas mesmo assim tudo é apressado e com isso o especial não passa praticamente emoção nenhuma. As batalhas podem ser contadas nos dedos, são cerca de seis, e em nenhuma delas é mostrada os seis Pokémon de Red lutando e quando acontece é simplesmente quatro ou cinco levando nocaute em um ataque e o Charizard salva o dia no final, demonstrando que a Pokémon Company não é adapta à ideia paranoica dos fanboys de que Red é invencível, na verdade ele realmente perdeu muitas lutas.
Só foi mostrada uma batalha de ginásio, a que Red enfrenta o Brock, nela Red aprende o básico das batalhas Pokémon, foi mantido o "sistema por turnos" do jogo, mas mesmo assim Brock perde de uma maneira bem mentirosa. Após isso, as próximas lutas só são contra o Giovanni e contra o Blue, todas as outras não são mostradas e vale constar que essas duas são uma sequencia de nocautes e contra Blue só é mostrado o combate Blastoise vs. Charizard e após isso, a luta contra o Mewtwo que é a que mais empolga. Uma coisa notável em todas as lutas, é que todas elas duram menos de cinco minutos, eu diria menos de dois, mas não vou ser tão duro nesse quesito.
O especial que promete ser fiel ao jogo comete muitas gafes, a principal delas e a mais gritante é a propaganda de Pokémon X e Y mostrando a Mega Evolução X de Charizard, e anteriormente a essa gafe, Charizard cai em um lago e sua chama não apaga, vou chamar o Bob Esponja pra tentar explicar essa. Além disso na parte mais "sombria" do especial, quando se foca em Lavander, é mostrado um flashback que mostra que o Marowak que morre e se torna um fantasma na torre, morreu com um golpe de bastão eletrificado, mas espera ai, Marowak é um tipo terrestre, isso não devia ter funcionado.
O roteiro até que foi bem trabalhado, mas em algumas passagens, dá a impressão de ser mais uma fanfic do que um roteiro, e isso novamente ocorre pelo curto tempo do especial, outra coisa que é notada é que o especial tenta em certas partes, tentar colocar alguma personalidade nos personagens e em outros deixa eles completamente rasos.
Quanto a animação, ela oscila muito, em certas partes é muito bem feita, com bons efeitos de luz e sombra e bons traços, vale frisar que as batalhas são bem dinâmicas e tem varias mudanças de ângulos, isso ajuda a dar um pouco de emoção, mas essa emoção acaba rápido igual as batalhas. Em contra partida, há algumas cenas que são reaproveitadas, principalmente nas batalhas quando os Pokémon atacam duas vezes com o mesmo golpe; na cena que mostra o flashback contando como o Marowak morreu é mostrado dois membros da Equipe Rocket perseguindo alguns Pokémon, os Pokémon correm, mas a Equipe Rocket não, e eles ficam pra trás. Além disso é perceptível em todo o especial que os personagens não são muito bem trabalhados, é notável como em uma cena um personagem está com um olho de um tamanho e na outra cena está de outro, uma hora pequeno e outra grande.
No geral, o especial serviu para o que foi pensado, agradar os fanboys, mas falhou miseravelmente em todos os outros pontos, como servir para introduzir a historia original para o público que não teve contato e ser fiel a historia. O principal problema do especial foi justamente ser um especial, se fosse uma mini serie ou um anime de temporada de 12 episódios, é realmente uma pena, havia muito potencial, mas ele foi desperdiçado com uma animação fraca em todos os quesitos.