Como eu já tinha mencionado nos posts anteriores, muitos grandes clássicos da Nintendo no console NES, foram adaptados para o Super Nintendo e ficaram uma perfeita nostalgia, como as franquias Mario, The Legend of Zelda, Mega Man e dentre outras. Porém, um certo gorila, que participou da origem de um dos maiores ícones da história dos consoles, não podia ficar de fora desta seleção. Para vocês, Donkey Kong Country é o tema de hoje.

Sua Criação:


Antes da Rare fazer a fusão com a Microsoft em 2002, ela se destacava no mercado de desenvolvimento de jogos na Nintendo, em 1994 ela lançou um dos games que revolucionaram na plataforma de 16-Bits, com gráficos pré-renderizados em 3D, Donkey Kong Country chamou muito a atenção por sua ótima jogabilidade e pelos seus gráficos impressionantes para época, com cenários bonitos e divertidos, tendo tudo o que um jogo de plataforma bem-sucedido precisa ter.

Antes do inicio da produção deste jogo, a Rare estava experimentando a criação de um jogo de boxe, porém a Nintendo viu o progresso que a empresa estava tendo nesta criação, Genyo Takeda viajou para o Japão para avisar ao presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi (presidente naquela época) sobre o avanço que a Rare estava tendo, Yamauchi conversa com os proprietários da empresa Rare, e fecha um acordo de 25% dos direitos da Rare para a Nintendo, assim planejando um novo titulo para o console, usando a tecnologia SGI, na criação de um novo jogo baseado no personagem Donkey Kong (que ficou esquecido por muito tempo), assim iniciando o projeto de Donkey Kong Country.

A Rare queria impressionar logo de cara, investiu em um equipamento caríssimo, porém ao comprar o bem sucedido equipamento SGI, que modelava os gráficos em 3D, a Rare sofreu sérios riscos de ir a falência, mas foi uma investida bem sucedia, pois o jogo vendeu mais de 9 milhões de cartuchos, sendo um dos títulos mais vendidos do console Super Nintendo.

Muitas revistas na época falaram sobre este jogo, e disseram que era revolucionário na plataforma de 16-bits na época, o jogo já estava tendo uma boa publicidade antes do lançamento oficial, tendo o maior poder gráfico que deixou a então rival SEGA bem irritada.

Enredo:

Na história, Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong tem a missão de recuperar as bananas roubadas pelo malvado vilão King K. Rool e seus capangas, os Kremlings. Mas Donkey Kong e Diddy Kong não vão conseguir derrotar os Kremlings sozinhos, eles contam com a ajuda de seus vários amigos para poder recuperar todas as bananas da Ilha, Cranky dá as dicas de jogo no decorrer dos estágios (além de mais irritar do que ajudar), Candy salva os pontos e os estágios no jogo, e o Funky é responsável pelo "Barril Avião", dando meio de transporte, para você acionar os estágios anteriores que você concluiu no game.

Também tem a ajuda de seus amigos animais dentro dos estágios do jogo, como o Rinoceronte Rambi, a Avestruz Expresso, o Peixe-espada Enguarde, o Sapo Winky, e o Papagaio Squawks. Após concluir os estágios na ilha, ele chega ao navio pirata Gangplank Galleon, onde Donkey Kong enfrenta King K. Rool para recuperar as bananas roubadas da Ilha, após derrotar King K. Rool, Donkey Kong e seus amigos voltam para a Ilha, com todas as bananas recuperadas e assim devolvendo a paz na Ilha.

Jogabilidade:


A jogabilidade é de plataforma 2D (como a maioria dos jogos de Super Nintendo), porém o jogo tinha gráficos pré-renderizados em 3D, e uma trilha sonora épica e divertida, tendo como o jogador se mover em modo Horizontal, e coletar peças de animais de ouro e bananas, quando você recolhe 3 peças de animais de ouro (por exemplo, recolher 3 peças de avestruz), você libera um estágio bônus, onde você recolhe o máximo de objetos possíveis, assim ganhando vidas.

Este é um vídeo de minha produção, mostrando a jogabilidade de Donkey Kong Country, confira e não esqueça de se inscrever no canal, para mais videos como este.

 

Curiosidade:  


Quando você começa a jogatina em Donkey Kong Country, você se depara com um velho, em cima de barras de ferro vermelhas, tocando uma vitrola. Após isso, aparece Donkey Kong derrubando o senhor de cima das barras, com um som stereo, e depois o cenário muda.

Isto seria uma referência ao primeiro Donkey Kong, lançado em 1981, onde aparecia um grande gorila no auto de umas barras de ferro, jogando barris contra "Jumpmam" (que seria o Mario), o nome deste velho macaco se chama Cranky, e ele pode ser o antigo Donkey Kong de 1981, sendo assim uma referencia ao passado sobre o antigo game da franquia.
Facebook
0
Google
 
Top