Você conhece a história da Nintendo? E a história dos vídeo games? Acha que sim? Tem muita coisa escondida por ai que pouca gente conhece sobre ambos, por exemplo, qual a ligação do Mario com o Popeye? Por que a Universal não gosta da Nintendo? Da onde veio o nome Kirby? Ou qual foi o primeiro jogo da história? Você está prestes a descobrir essas e outras respostas nessa serie de matérias que vamos postar semanalmente.

O inicio de tudo:
Esse é o fundador da Nintendo: Fusahiro Yamauchi
A Nintendo foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, sob o nome Nintendo Koppay, era uma loja que vendia cartas artesanais de Hanafuda que ficou muito popular no Japão, isso deu a oportunidade para a empresa crescer e em 1902 eles começaram a fabricar os primeiros baralhos ocidentais, que a princípio seriam para exportação, mas o estilo de baralho vendeu bem no Japão. Aumentando ainda mais o lucro da empresa. Após alguns anos a empresa mudou de nome para Yamauchi Nintendo Co. Ltd e até criaram uma empresa de distribuição para as cartas, a Marufuku Co.Ltd. Em 1929 a presidência fica no comando de Sekiryu Kaneda, esposo da filha de Yamauchi, Tei e depois do casamento ele passou a usar o sobrenome Yamauchi.
O Hanafuda, o sucesso do inicio da empresa

Em 1950 a presidência da empresa foi assumida por Hiroshi Yamauchi, Sekiryo teve um derrame cerebral e em seu leito, passou a presidência para o neto, sim o neto, pois o pai dele, Shikanojo Inaba, havia abandonado a família, a mãe e a irmã de Hiroshi foram morar com a tia dele, e o jovem ficou aos cuidados dos avós. No comando da empresa Hiroshi mudou mudou o nome da empresa novamente para Nintendo Playing Card CO.LTD em 1951 e, em 1952, as fábricas da empresa foram criadas em Kyoto.
Placa da Loja da Nintendo Playing Card CO.
Esse é Hiroshi Yamauchi, sucessor de Sakaryo
Mas e os vídeo games? Como começaram?

Em 1918 o Mundo respirava aliviado pelo fim da Primeira Guerra Mundial. Mas enquanto isso os engenheiros e militares estavam tentando substituir as tabelas de cálculos balísticos das armas e com isso surgiram as calculadoras, que num processo natural evoluíram para os primeiros computadores, aqueles enormes, que ocupavam andares inteiros dos prédios e eram potentes o bastante para realizar equações em poucos minutos, muito mais potentes que alunos do ensino médio. Com o passar dos anos esses computadores já erram populares entre os militares e até em universidades, sendo que foram muito utilizados na Segunda Guerra Mundial, já que precisavam de cálculos exatos das coordenadas de onde iriam soltar as bombas e outras coisas.

Durante a guerra os militares aproveitaram o tempo livre para mexer nos computadores e acabaram criando alguns "jogos", mas não podiam ser considerados jogos de video porque não apresentavam gráficos, ou se tinham  não eram exibidos no monitor. Foi somente em 1952 que o primeiro jogo foi criado, era uma aplicação que permitia o usuário jogar uma variação do jogo da velha com o computador, foi a primeira interação entre humanos e computadores, o grande problema é que esse jogo só funcionava no computador que foi criado e isso impediu que o jogo se popularizasse.

William Higinbotham
Em 1958, durante a Guerra Fria, e no laboratório Broakhaven National, nessa época era comum os laboratórios terem um dia em que as portas eram abertas para os visitantes saberem o que era desenvolvido e pesquisado em termos de tecnologia nuclear, algo muito entediante por sinal, e com intenção de tornar o passeio um pouco menos massante o físico William Higinbotham criou algo para entreter o publico, o Tenis for Two. Era um jogo simulava um jogo de tênis vista de lado, onde uma bolinha ia pulando de um lado para outro por cima de uma rede digital, para rebater a bola o jogador tinha que apertar um botão e girar outro para dar o angulo da rebatida, logo se tornou a atração do laboratório. William não patenteou a ideia por que achou que não daria em nada, mesmo depois de anos sendo um sucesso no laboratório. E mesmo assim
o sucesso era limitado.


Em 1962, enquanto no Japão a Nintendo já estava sendo cotada na segunda sessão da Bolsa de Valores de Osaka e Kyoto, no ocidente, três estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, após 200 horas finalizaram um jogo para o recém adquirido microcomputador DEC-PDP-1, o jogo se chamava Spacewar, no jogo a tela preta era preenchida pela cor branca de duas naves que atiravam uma na outra e de uma estrelinha que ficava no meio da tela. Cada uma das naves era controlada por um jogador e sofriam com a força gravitacional da estrelinha. Cada uma tinha uma quantidade limitada de tiros e de combustível para tentar detonar a outra. O detalhe é que os tiros não eram influenciados pela gravidade por causa da baixíssima capacidade de processamento do DEC PDP-1.


O jogo foi feito para mostrar as capacidades do computador, e assim como Tenis for Two se tornou um sucesso, mas o sucesso não se limitaria, já que a DEC decidiu colocar o jogo em cada computador recém saído de fábrica, logo qualquer um poderia jogar.

Na década de 60 a Nintendo finalmente passaria a se chamar Nintendo Co.Ltd. Yamauchi tinha tentado expandir os negócios para outras áreas na década, como uma companhia de táxi, uma rede de motéis, uma rede de TV e uma companhia alimentícia que fabricava arroz instantâneo, nenhuma das ideias deu certo e essas empresas faliram, além disso, após as Olimpíadas de Tokio, as vendas do Hanafuda cairão drasticamente, quase levando a empresa a falência, foi claramente o período mais difícil da empresa (tanto que se você for ao site oficial da Nintendo e procurar sobre a história dela, a página não fala nada sobre o ocorrido, como se quisessem apagar isso de vez). Fazendo uma jogada inteligente a Nintendo começou a vender baralhos baseados nos personagens da Disney e com isso eles perceberam que deviam se focar em um outro publico alvo, as crianças, após isso a Nintendo começou a fabricar brinquedos.
O baralho da Disney da Nintendo, a porta para um novo publico
E deu muito certo, os brinquedos da Nintendo ficaram muito populares:
O Hopping Game

O Rabbit Coaster
O Love Tester, um dos maiores sucessos da empresa
O People House, fez muito sucesso entre as meninas
O Picture Cutter, apesar de ser vendido como um brinquedo, não era bem assim. Era usado para cortar fotos, papel e desenhos.

A Ultra Hand outro dos sucessos comerciais
Ralph Baer e o seu jog
Enquanto isso, no ocidente o inventor Ralph Baer cria em 1967 o primeiro esboço do que seria o jogo PONG, dois quadrados que se moviam pela tela  rebatendo uma bolinha, ele patenteou a ideia e criou o primeiro protótipo do Brown Box, que possuía quatro variações de jogos, ping pong, futebol, vólei e tiro, sim tiro! O Brown Box vinha com uma espingarda com células fotoelétricas, que fazia o jogo de tiro funcionar. Não precisa nem dizer que foi um sucesso estrondoso, e com isso ele conseguiu fundos suficientes para criar seu futuro projeto, que depois de muito esforço, conseguiu um contrato com a Magnavox, braço da Philips, para criar o primeiro console da história, o Magnavox Odyssey 100

 O Brown Box e seu "sucessor", o Magnavox Odyssey 100

Em 1971, Nolan Bushnell que viu um potencial comercial de Spacewar e criou uma versão turbinada do jogo, ele mesmo montou a maquina para isso, criando o primeiro fliperama, vendeu cerca de 1500 desses e no fim.. fundou a Atari. Com isso ele deu um tapa no Ralph Baer ao criar um fliperama com o jogo PONG, com isso ele vendeu absurdos 1900 arcades e garantiu um contrato com a NAMCO para vende-los no oriente e em 1975 lançou a versão doméstica do console, e assim a industria de vídeo games começou a surgir. Após isso a Atari começou a criar mais e mais sucessos dos fliperamas: Asteroids, Tank, Lunar Lander.

Nesse tempo a Nintendo estava bem. Mas estava começando a perder espaço para a Bandai e a própria Atari,  o Love Tester e a Ultra Hand não chamavam mais atenção  das crianças e o que estava na moda era os jogos de fliperama. Era obvio que eles deveriam fazer alguma coisa.

A industria de vídeo games havia começado, os fliperamas já estavam famosos quando o Magnavox Odyssey 100 chegou ao mercado, e a Nintendo já estava criando fliperamas, mas isso é uma historia para a próxima semana.
Facebook
0
Google
 
Top