Hiroshi Yamauchi foi presidente da Nintendo de 1950 a 2002, ele foi o grande responsável por transformar a Nintendo nessa grande empresa que conhecemos hoje.

Hiroshi Yamauchi foi o terceiro presidente da Nintendo, que foi fundada pelo seu avô, Fusajiro Yamauchi em 23 de Setembro de 1889. Antes de Hiroshi assumir a presidência, a Nintendo era apenas uma fabricante japonesa de baralho Hanafuda.


Em seu começo na Nintendo, ele tentou atirar para todos os lados, abriu uma rede de motéis, de táxi, uma rede de TV e uma companhia alimentícia que fabricava arroz instantâneo, depois ele fez uma parceria com a Walt Disney para produzir cartas temáticas de personagens como Mickey, Pato Donald e entrou na industria de brinquedos, mas foi em 1975 quando resolveu entrar no mercado dos videogames que ele acertou o rumo da empresa.

Primeiro, Hiroshi fez uma parceria com a Magnavox para distribuir o Odyssey no Japão e em 1981, já com Shigeru Miyamoto na empresa, a Nintendo colocou no mercado o Game & Watch, e então foi lançado o primeiro grande jogo da empresa, Donkey Kong.


Nos anos seguintes, a Nintendo lançou vários consoles domésticos e portáteis, se tornando um dos nomes mais importantes desse ramo. Em 2002, Hiroshi se aposentou e passou a presidência da Nintendo para Satoru Iwata, que está no comando das empresas desde então.

Até o ano passado, ele era o 12º homem mais rico do Japão e até hoje, ele era um dos maiores acionistas da Nintendo. 

Hiroshi Yamauchi, morreu hoje com 85 anos. Ele estava internado em um hospital na cidade de Kyoto com pneumonia. Sua morte deve ser lamentada por todos os gamers, não somente os Nintendistas, já que não dá para saber como seria a industria de video games se a Nintendo só continuasse vendendo baralhos.

Fonte: BBC
Facebook
0
Google
 
Top