Super Mario 3D World foi a primeira entrada da franquia em full HD e sinceramente foi uma adição muito boa, tudo é extremamente detalhado, os cenários, os inimigos, os personagens, para se ter uma ideia, é possível ver todos os pelos da roupa de gato! Todas as fases parecem uma obra de arte, tudo muito colorido como sempre, a grama, as arvores, as paredes, tudo tem um ar de "fantasia realista", os gráficos de alta definição serviram muito bem para distinguir tudo no cenário e dar uma noção de profundidade ao jogo. Uma coisa muito legal é que todos os personagens são bem expressivos, eles fazem caretas quando levam dano ou quando pulam, isso é bem divertido. Tive a oportunidade de jogar cerca de seis fases, todas elas tem elementos únicos, ou seja, não há uma sensação de repetição em nenhuma das fases. Os canos transparentes funcionam muito bem, eles servem para ligar uma área à outra, podem esconder moedas, inimigos ou acessos para áreas secretas, os canos verdes também fazem aparições, no caso eles dão acesso a áreas subterrâneas, se algum jogador entrar pelo cano (piada cretina), os outros tem que entrar em alguns segundos, se não fizer ele será automaticamente transformado em um raio que irá para o cano (WTF?), além disso, se um personagem se distancia demais na fase, ele é transportado para próximos dos outros jogadores pelo mesmo efeito.
Quanto a jogabilidade, o esquema de controles funcionaram perfeitamente, quando você começa a jogar você tem a impressão de que pelo fato de ser um jogo 3D, um esquema de controles de oito direções pode atrapalhar, mas é exatamente o contrario, esse esquema ajuda muito, já que o personagem não fica andando para outra direção ao minimo de deslocamento do direcional como em outros jogos da feira, além disso, facilitou muito o uso do Wii Mote, e em ambos os casos, tornou a navegação do personagem bem precisa.
Quanto aos power-ups eles funcionam muito bem: a roupa de gato aumenta a velocidade do personagem e permite acessar áreas altas escalando as paredes podendo encontrar muitos itens secretos como estrelas verdes ou carimbos do Miiverse, além de ter acesso a áreas secretas, para subir nas paredes, no começo é complicado, é necessário pular na parede e nem sempre o personagem "gruda" nela, já que é necessário estar bem próximo dela, em pouco tempo já se pega o jeito, outra coisa legal é o ataque de arranhar que é bem efetivo contra inimigos grandes, e o mais legal é a habilidade de subir até o topo dos postes no fim da fase. O canhão é bem divertido, basicamente você sai andando enquanto ele atira, útil quando se tem vários inimigos em volta, pena que acaba rápido. A cereja é o item mais divertido do jogo, fazer o personagem se multiplicar é extremamente útil, primeiro por dar uma vantagem quando se tem vários inimigos, mas também contra os próprios jogadores, já que é possível pegar mais moedas, além disso você pode pegar outros power-ups quando está "dobrado", fora que permite você receber mais dano, já que as cópias funcionam como um "jutsu clone das sobras". E exatamente pelo controle em poucas direções fica bem fácil controlar todos os clones já que eles seguem os comandos do controle ao mesmo tempo, se algum ficou pra trás é só encostar em uma parede e ficar mexendo o direcional para o retardatário chegar ao resto do grupo. Outros power-ups antigos também aparecem e funcionam da mesma maneira de sempre.
O fato do jogo ter quatro personagens jogáveis (Rosalina não estava desbloqueada e ninguém desbloqueou ela) tornou o jogo bem divertido, Mario e Luigi fazem o que todos nós já sabemos, o Toad corre mais rápido, a grande adição foi a Peach, adição perfeita em vez de algum outro Toad genérico, no caso ela pode pular duas vezes e planar, como em Super Mario Bros 2. Cada um contém suas habilidades e isso deixa você com uma vontade de jogar com cada um deles (é possível trocar de personagem antes de iniciar cada fase e no mapa do jogo), para ser possível isso, eles mudaram o enredo genérico do jogo um pouco. Em vez do Bowser sequestrar a princesa, ele sequestra varias fadinhas que tem poderes especiais, a Peach toma a iniciativa e vai para o reino delas, o Sprixie Kingdom, e o resto dos personagens seguem com ela
O caráter competitivo do jogo é bem grande, cada vez que a fase é finalizada é contada a pontuação e quem tiver a maior ganha uma coroa que deixa o personagem com um contorno brilhante. Existem varias coisas durante as fases que dão pontos extras como pegar estrelas verdes, pegar coelhos, derrotar vários inimigos em sequencia, pegar os carimbos, pegar moedas e power-ups secretos (escondidos em blocos transparentes que somem senão forem pegos rapidamente), praticamente tudo no jogo dá pontos extras.
Uma coisa realmente interessante é que não era uma demo que estava disponível no evento, mas o jogo inteiro, todos os mundos estavam liberados, então se alguém quisesse poderia finalizar o jogo lá mesmo, isso é algo estranho já que o jogo foi lançado no primeiro dia do evento, em outros países, e mesmo assim em outros eventos no exterior, a meses atrás, foi a mesma coisa, ou seja, o jogo foi finalizado a muito tempo, mas a Nintendo esperou para lança-lo agora, talvez essa seja a estratégia da Nintendo contra o lançamento dos outros consoles, será que foi efetivo?
A impressão final que fica é que o jogo realmente merece todas as notas altas que está recebendo, todos os detalhes do jogo foram precisamente planejados, isso não só tornou o jogo divertido como todos os jogos do Mario, tornou o jogo, mesmo com o estilo de Super Mario 3D Land, uma experiencia nunca vista antes.
E você leitor, está ansioso para poder se divertir com o game, ou você já está jogando?
Deixe suas opiniões nos comentários
Deixe suas opiniões nos comentários