Vamos usar a nossa máquina do tempo e voltar para o ano de 1997. A Nintendo está em alta e tem uma parceria bastante consolidada com a Rare. Agora, imagine a ideia de lançar um jogo adaptado de um filme (suas experiências com adaptações são ruins, não é mesmo?). Agora, para desenvolver esse jogo, pegue uma equipe de programadores inexperientes, cuja maioria nunca chegou a trabalhar em algum game. Somado a isso, faça o multiplayer em cima da hora, mantendo em segredo até das duas empresas. Então, qual o seu veredito? O jogo tem alguma chance de ser bom ou vai ser péssimo? Superando todas essas adversidades, GoldenEye: 007 para Nintendo 64 virou um sucesso mundial, vendendo 8 milhões de cópias e chegando a ser eleito em julho desse ano, pela revista inglesa Empire, como o 6º melhor jogo da história dos games.


GoldenEye: 007 tem sua história baseada no filme homônimo, com apenas algumas modificações de cenário e adições de objetivos. O filme, assim como o jogo, é estrelado pelo ator irlandês Pierce Brosnan e conta a história do agente secreto James Bond. Nele, o agente britânico luta contra o tempo para destruir o satélite GoldenEye, que tem um enorme poder destrutivo. James conta com a "ajuda" da programadora Natalya Simonova, para enfrentar inimigos difíceis como a cruel, sádica e maluca Xenia Onatopp e o perigoso traidor Alec Trevelyan.


Inicialmente, o jogo era previsto para ser um jogo de plataforma para o Super Nintendo, mas o jogo enfrentava problemas e ficou um tempo arquivado. O diretor e produtor do jogo Martin Hollis pediu para assumir o desenvolvimento do jogo. A Big N colocou o projeto para o Nintendo 64, acreditando no potencial do produtor. Num momento inicial, o projeto teria jogabilidade semelhante ao Virtua Cop, onde o personagem é guiado automaticamente pelo jogo e o jogador só precisava mirar e atirar. Até então, a Nintendo não tinha divulgado como seria o controle do N64 para a equipe e só após descobrir que ele teria uma alavanca foi que o produtor escolheu modificar a jogabilidade para se adaptar ao novo console.

O jogo inovou em diversas categorias, e muitas coisas que foram lançadas nele colaboraram para o desenvolvimento dos jogos de hoje. O jogo apresenta níveis de dificuldade (Agent, Secret Agent e 00 Agent) que podem ser escolhidos antes das missões, em uma espécie de pasta de arquivos do serviço secreto britânico MI6. Ao aumentar o nível de dificuldade, além de melhorar a inteligência artificial do jogo e o dano recebido, também serão acrescentados mais objetivos que devem ser completados durante cada missão. Esse sistema foi baseado no jogo Super Mário 64, onde cada fase tinha seus objetivos diferentes em cada estrela. O game ainda teve remakes para Wii e Nintendo DS, com a substituição do antigo 007 pelo atual, Daniel Craig.

Considerado por muitos a melhor parte do jogo, o multiplayer quase não existiu no jogo. Em tela dividida para até quatro jogadores, o modo frenético embalava os encontros da galera que se encontrava só para jogar 007. Você poderia escolher entre todos os personagens do jogo e diversos mapas liberados para a competição envolvente e viciante. Além disso, os modos de cada partida poderiam ser modificados, desde o clássico deathmatch até o modo Golden Gun. Nele, existia apenas uma Golden Gun e cabia aos adversários encontrar primeiro para poder matar o seu inimigo. Sem dúvida, o modo multiplayer foi um dos responsáveis pelo grande sucesso do game. Feito sem o conhecimento ou permissão da gerência da Rare e da Nintendo, pois não haveria tempo hábil e o jogo já estava atrasado, o modo de jogo foi concluído em menos de um mês. 


É incrível pensar que um jogo tão "improvisado" alcançou uma repercussão tão grande e um nível de qualidade excelente para os padrões da época. E você, passou muitas horas desafiando seus amigos? Se irritou muito com a querida Natalya? Conte suas experiências nesse incrível game que até hoje permanece atual e diverte qualquer um que se atreva a utilizar sua licença para matar.

Para consagrar essa grande obra, um vídeo que ilustra muitos momentos que passamos em GoldenEye: 007.

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