"A eDRAM do Wii U tem uma função similar a eDRAM do Xbox360. Você coloca seus buffers no GPU para criar um acesso rápido. No Wii U, isso é muito mais disponível do que no Xbox360, o que significa que você pode renderizar isso muito mais rápido, porque todos os seus buffers podem ficar nesta RAM que é mais rápida. No Wii U, a eDRAM está disponível para o GPU e a CPU. Então, você também pode usá-la de forma muito mais eficiente para acelerar a sua aplicação.
A RAM de 1GB é utilizada para todos os recursos de jogos. Áudio, texturas, geometria, etc. A largura de banda da RAM está em um sistema que não lhe diz muito, porque o cache do GPU esconde uma grande quantidade de latência. A largura de banda é um problema para o GPU se você trabalhar em algo dispersado em torno da memória, mas isso nunca é uma boa ideia para um bom desempenho.
Eu não posso detalhar o GPU do Wii U, mas lembre-se de que é um GPGPU. Então foram tirados a maioria dos limites que você tinha com os consoles anteriores. Eu acho se alguém tiver um problema de criar um grande jogo para o Wii U, então esse problema não deve ser de hardware."
Fonte: My Nintendo News