O inventor japonês Seijiro Tomita está processando a Nintendo. Ele alega ter inventado a tecnologia de tela 3D que a empresa está usando no 3DS. A investigação sobre a sua reivindicação começou em 2011, quando ele processou a Nintendo e sua unidade dos EUA.
Segundo seu advogado, ele mostrou um protótipo de sua tecnologia para sete oficiais da Nintendo na sede da empresa, em 2003, enquanto o seu pedido de patente estava pendente. Ele estava procurando por parceiros licenciado na época.
Tomita é um ex-funcionário da Sony Corp, ele afirma ter se sentido "traído e magoado" quando descobriu que quatro das sete pessoas presentes em sua reunião iriam ajudar a desenvolver o 3DS.
Scott Lindvall, o advogado da Nintendo, rebateu a acusação dizendo que a empresa realizou reuniões com vários fornecedores de tecnologia 3D ao mesmo tempo e que o 3DS não usa cross-point, uma característica fundamental da patente de Tomita, que permite várias telas exibindo 3D. A Nintendo também afirmou que na sua última análise, optou por usar a tecnologia de outro fornecedor.
Essa não é a primeira vez que a Nintendo está em uma situação como esta. Na época do Wii, a empresa foi acusado pelo pelo IA Labs que alegou que o Wii Balance Board e o Wii Fit software infringiram sua patente. O caso foi encerrado com Rick Flamm afirmando que a companhia não iria "sucumbir a patentes trolls."

ATUALIZAÇÃO 16/03: 

Um júri decidiu que a Nintendo deveria pagar US$ 30,2 de danos a empresa de Tomita, porém sua patente não se relaciona com jogos em 3D. O julgamento foi realizado no Tribunal Distrital dos EUA, em Nova York.

A Nintendo está confiante de que o resultado vai ser anulado. 
O veredicto do júri não vai afetar as vendas contínuas do 3DS nos Estados Unidos, afinal a Nintendo tem uma longa história de desenvolvimento de produtos inovadores e sempre respeitou os direitos de propriedade intelectual de terceiros.
Facebook
4
Google
 
Top