Sua Criação:
MegaMan X foi o primeiro jogo da Franquia MegaMan no Super Nintendo, lançado no Japão no dia 12 de Dezembro de 1993, e no ano seguinte para Estados Unidos e Europa. O Game também recebeu uma versão para MS-DOS no ano de 1995, um Remake para PSP e também está no Megaman X Collection do Gamecube e Playstation em 2006.
Apesar da história de Mega Man X ser completamente diferente que a versão do NES, ele apresentava a mesma jogabilidade que sua versão anterior,porem com modificações da história (pois Megaman e Megaman X tem personagens e histórias bem diferentes), e os personagens, sendo que personagens como Protoman não estão na franquia X, porém foram lançados em Megaman 7, que agra sim seria a continuação da Saga Megaman.
Você não entendeu nada né? Calma,vou explicar tudo agora no Enredo...
Enredo:
Megaman X se passa em uma linha do tempo diferente do Megaman classico, a história passa no século 22, quando Megaman(chamado de X nesta franquia), acorda de uma capsula criada por Dr. Thomas Light. Temendo que a humanidade não estivesse preparada para um robô que agia e pensava como um humano normal, e também por não poder viver tempo o suficiente para fazer os testes dos sistemas internos de Mega Man, o Dr. Light decide colocar X em uma capsula para hibernar e ser auto projetado automaticamente.
Um arqueólogo chamado Cain que estava a caça de um fóssil de uma planta, acaba encontrando acidentalmente o Laboratório secreto de Dr Light, e encontra a capsula em que X estava. Cain ativa a capsula e libera X, tendo ficado maravilhado com esse tipo de robô, e com a ajuda de X, Dr. Cain cria mais robôs tentando imitar o sistema de X, embora ele não conseguia entender plenamente este sistema que X foi criado, esses robôs criados pro Dr. Cain são chamados de Reploids.
E neste futuro, os robôs que agiam e pensavam como humanos foi logo aceitas pela humanidade neste futuro, sendo assim os Reploids foram logo aceitos na sociedade, e eles se tornaram parte do dia-a-dia das pessoas no século 22. Mais pra frente, alguns Reploids se revoltaram a obedecer a ordem dos humanos, causando caos e destruição para está época, os Reploids que se revoltaram foram logo denominados de Mavericks, eles são Reploids que se tornaram violentos.
Para conter a atitude violenta dos Mavericks, foi criada uma organização para conter esses vilões, assim surgiram os Mavericks Hunters, a organização decidiu colocar como lider dos Mavericks Hunters o Reploid Sigma, que tinha os melhores chips neurais da época, sendo assim não poderia ser manipulado a se revoltar contra a humanidade.
Se prepara,que agora a história vai dar uma complicada...
Agora vamos falar sobre a história de outro robô que como X foi criado também no Século 21. Zero foi um Robo criado pro Dr. Wily, Wily criou o Zero para competir contra o Megaman Classico, ainda na época da Wily Wars. Ele era um robô mais poderoso que Bass (outro robo criado por Wily, mas acaba se revoltando contra seu próprio criador), os poderes de Zero não podia ser comparados por nenhum robô do século 21. Mas Zero havia um vírus, fazendo que ele fosse rebelde e desobediente, assim obrigando Dr. Wily a deixa-lo adormecido em uma capsula, decadas mais tarde, antes da história da franquia Megaman X e antes da época da revolta dos Mavericks, Zero foi despertado por um grupo de Reploids que encontraram o laboratório secreto de Wily. Quando Zero foi despertado, ele se tornou completamente violento, e destruiu tudo em sua volta, mas ele foi parado por uma unidade de elite dos Mavericks Hunters, que também foram destruidos.
Sendo assim, Sigma decide enfrentar sozinho o Zero, mesmo Sigma tendo levado uma baita surra, ele consegue deter Zero quando o cristal na testa de Zero começa a Brilhar,e apareceu um W neste cristal, que acaba causando muita dor no Zero. Sigma acerta o cristal com um soco, assim quebrando o cristal em pedaços, com isso o vírus que deixava Zero violento, acaba sendo passado para Sigma, sendo assim Sigma se revela contra a humanidade, e se torna o vilão mais famoso da franquia Megaman X.
Zero não mostra mais sinais de violência, assim ele é alistado na unidade de elite 17 dos Mavericks Hunters, assim se destacando e se tornando um Mavericks Hunters classe A, nada mais nada menos que a classe mais alta dos Mavericks Hunters. Zero acaba conhecendo X, que como Mavericks Hunters era de classe B, ele apenas teve essa colocação pelo fato de se exitar no campo de batalha, acaba Zero e X se tornando amigos, e Zero se torna praticamente o mentor de X.
Eis que Sigma se Revela contra os Mavericks Hunters, mandando nisseis para destruir Abel City, sendo assim a saga Mega Man X começa. Zero que era um Mavericks Hunter de Classe A, passa a ser o Lider dos Mavericks Hunters,sendo assim o inicio da jornada contra a Rebelião de Sigma.
Jogabilidade:
Como a maioria dos jogos no Super Nintendo,ele era um jogo de plataforma 2D,podendo apenas se mover de forma Horizontal, como na sua versão de NES e da maioria dos jogos da franquia. Tendo algumas Upgrades de armaduras espalhadas em quatro capsulas pelas oito primeiras fases do jogo:
Upgrade nas Pernas: Esta Up é encontrada na fase da Chill Penguin, o player ganha um Dash Rasteiro, um Super-Salto e quebrar blocos com chutes.
Upgrade nos Braços: Esta Up é encontrada na fase da Flame Mammoth, melhorando o X-Buster, dando um poder elevado ao máximo no seu tiro, dando mais eficacia e precisão no golpe.
Upgrade no Peitoral: Esta Up é encontrada na fase da Sting Chameleon, quando você derrota o Sub-Chefe desta fase. Aumentando sua resistência em 50%,permitindo que você não sofra muito dano aos ataques dos Mavericks.
Upgrade na Cabeça: Esta Up é encontrada na fase da Storm Eagle, ela te da a habilidade de quebrar blocos com a cabeça, facilitando e muito a vida no decorrer do game.
Quando todas as Upgrades estão completas,você tem uma Super Armadura, sendo assim você é praticamente invencível. Mas esse jogo é um quebra-cabeça,você tem que ser esperto para liberar essas Upgrades,e as vezes você precisa ter uma Upgrade especifica para liberar o esconderijo da próxima. Assim tornando o jogo mais desafiador e divertido de se jogar.
Curiosidade:
Uma curiosidade mais famosa de MegaMan X (ou relacionada ao jogo) foi com o personagem Zero, no game Megaman 2: The Power Fighters no final do game, aparece uma foto de Dr. Wily ao lado de um projeto que tem o formato do Zero. Este jogo é um Arcade lançado 1996, Megaman X ja tinha sido lançado ja faz muito tempo, porem este game tem referencias ao Megaman clássico, deixando uma confusão mental na cabeça dos fans.