Fire in the hole!

Criado no começo da década de 80 pela Hudson Soft, Bomberman tinha uma proposta simples, porém divertida: destruir com bombas os inimigos em formas engraçadas e encontrar a saída da fase, que ficava oculta. Ainda não tínhamos a figura do “Boss” no jogo, que viria para nos dar dor de cabeça nas sequências lançadas. Os tijolinhos dos mapas escondiam inúmeros power-ups, como o Fire, que aumentava a potência da bomba e com isso o raio de alcance da explosão, o Bomb-up, que aumentava o número de bombas que você poderia lançar sucessivamente, o Skate, que fazia o personagem ficar mais rápido, entre outros.
Simplicidade não é sinônimo de entediante e sim de garantia de entretenimento com uma mecânica fácil de aprender e de executar. Bomberman foi um game que alcançou essa ideia de maneira satisfatória - assim como Tetris e Pacman, por exemplo -, agradando a muitos gamers. Nada de cutscenes demoradas e narrativas complexas e filosóficas. Explodir uns balões, aumentar seu poder de fogo e de trapaceio contra os inimigos, e pronto. Não se engane: Bomberman, apesar de um jogo relativamente fácil, continha um número de mapas absurdamente alto, se levarmos em consideração que a indústria dos games ainda estava engatinhando para conquistar nações. Tudo bem que as fases eram as mesmas(coisa que eu nunca entendi, mas ok), mas o nível de dificuldade e quantidade de inimigos cresciam de acordo com o decorrer da jogatina.
Se você é um leitor de gerações mais atuais e já nasceu se deparando com obras-primas como Bomberman 5, que possui inimigos com características próprias de ataque e defesa, chefes cada vez mais apelões, mapas coloridos e bonitos, não olhe com desprezo para Bomberman. Ele abriu caminho para que tivéssemos condições de receber mais e mais títulos do homem-bomba favorito da galera, e ampliar nossa diversão, que já não era pequena. Esse foi mais um especial da nossa Máquina do Tempo, semana que vem tem mais, inté!
Na minha humilde opinião. Os conceitos de Bomberman 4 eram os melhores, pois haviam mascotes de variados tipos! Além disso, os personagens em si tinham super-poderes!
ResponderExcluir